em santa maria

Novo decreto tem regras mais rígidas e comércio em turno único

18.398

No mesmo dia em que Santa Maria voltou da bandeira vermelha, com medidas mais rígidas, para bandeira laranja, de risco médio, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou medidas mais rígidas para a cidade. Ele pediu que as pessoas usem máscara e alertou sobre aglomerações em locais públicos nos últimos dias. As regras são mais rígidas dos que as anunciadas na última sexta-feira, antes da cidade migrar para bandeira vermelha. O objetivo, segundo o prefeito, é evitar o retorno para classificação de cor vermelha. 

O QUE MUDA
Uma das regras é que fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. No decreto anunciado na sexta, isso valia a partir de 20h. Agora, vale para qualquer horário. O comércio terá um horário diferente em turno único. do meio-dia às 18h. O mesmo horário deve ser observado pelos shoppings. O prefeito pediu que as pessoas evitem ir para as ruas sem necessidade, apenas para atividades necessárias. As aulas ficam suspensas, de forma presencial, até o final do mês para todas modalidades. 

O isolamento de áreas públicas como praças e pracinhas, terão reforço no isolamento. Os supermercados podem funcionar das 7h à meia-noite (conforme cada mercado desejar), mas o transporte público segue operando até 21h30min. A ideia é evitar aglomeração nos mercados, e será permitida somente uma pessoa por família no interior dos mercados.

As lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas podem funcionar até 21h.  Os restaurantes podem receber público até 21h (depois, somente telentrega, drive-thru e retirada de produto). 

As academias podem funcionar com, no máximo, 25% de capacidade com atividades individuais, sem as atividades coletivas. As igrejas somente poderão receber 30% da lotação. Os salões de beleza podem funcionar com 25% da capacidade entre 8h e 21h. 

Lojas de serviços essenciais ou acessórias a essenciais, como lojas de materiais de construção e óticas, podem seguir abrindo em horário normal.
Veja o anúncio:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Gabriel registra a sétima morte por Covid-19

Santa Maria chega a 455 casos e 10 óbitos causados pelo novo coronavírus Próximo

Santa Maria chega a 455 casos e 10 óbitos causados pelo novo coronavírus

Saúde